NOCTURNA
ATLAS DO INCOMUM
← Voltar ao atlas

Classificação: Documentado

Pedro Alonso López: o Monstro dos Andes e a conta que os processos não fecham

Preso no Equador em 1980, Pedro Alonso López confessou centenas de mortes de meninas em três países. O número tornou-se manchete, mas uma pesquisa dos autos identifica quatro condenações por vítimas nomeadas, reunidas numa pena de 16 anos. O dossiê segue as vítimas, os registros e as lacunas que a fama do criminoso costuma esconder.

Ambato, Tungurahua, Equador · Ver histórias deste lugar e arredores

A menina que pediu ajuda

Em março de 1980, em Ambato, no Equador, uma menina de 12 anos alertou a mãe depois de uma tentativa de levá-la. Segundo a reconstrução feita por Martha Alexandra Vargas Aguirre a partir dos documentos do antigo presídio García Moreno, a detenção de Pedro Alonso López abriu quatro causas em andamento; em 20 de março ele entrou no centro de reabilitação social da cidade. Relatos daquele período também associavam a investigação a corpos encontrados após uma inundação. A sequência exata dos achados precisa ser lida com cautela: a dissertação reconstitui fatos de décadas anteriores, e esse episódio não substitui os autos de cada morte.

O apelido “Monstro dos Andes” atravessou as fronteiras com facilidade. Os nomes das meninas, raramente. Esta história começa com a criança que conseguiu pedir ajuda e segue até quatro vítimas cujo nome aparece na análise jurídica das sentenças. É um caso de violência real, sem necessidade de ampliar as cifras para que seja grave.

Três números que parecem contar a mesma coisa

Há pelo menos três conjuntos distintos nos relatos sobre López. O primeiro é o das confissões atribuídas a ele. A pesquisa equatoriana registra uma versão de 101 mortes alegadas no Equador e mais cerca de 200 no Peru e na Colômbia; outras passagens e reportagens usam 110 ou “mais de 300”. Confessar não é provar, e a oscilação entre versões impede tratar um total redondo como uma lista verificada de vítimas.

O segundo conjunto é o dos corpos e desaparecimentos relacionados pela imprensa à investigação. Circulam contagens como 53 ou 57 restos encontrados. Sem uma relação pública completa de exames, identificações e vínculos processuais para cada caso, esse número não pode virar automaticamente um total de assassinatos judicialmente atribuídos a López. Um corpo encontrado, uma identificação e uma condenação respondem a perguntas diferentes.

O terceiro conjunto é o dos processos e julgamentos. Vargas Aguirre afirma ter consultado o arquivo do antigo presídio García Moreno e encontrado 16 processos em províncias equatorianas; alguns prescreveram. Sua leitura identifica quatro sentenças distintas de 16 anos, posteriormente reunidas numa pena única. Ela diz expressamente que López não foi considerado culpado por todos os 53 assassinatos mencionados pela imprensa da época. Essa diferença entre 16 processos, quatro condenações e centenas de mortes confessadas é o centro documental do dossiê.

Quatro nomes dentro de um arquivo

A pesquisa jurídica atribui as quatro sentenças à morte de Amparo León Gómez, em Imbabura; Rosario Morocho Masabamda e Vilma Margoth Punina Chicaiza, em Tungurahua; e Aidé Chinga Moreira, em Manabí. No caso de Amparo, a autora descreve condenação também por violência sexual. A primeira sentença indicada é de 31 de agosto de 1981. A dissertação cita uma decisão de Tungurahua de 30 de agosto de 1982 ao discutir a avaliação judicial de imputabilidade.

Esses nomes não são uma relação exaustiva de todas as meninas desaparecidas, nem autorização para concluir que as demais alegações eram falsas. São as vítimas das quatro condenações que a pesquisa conseguiu identificar no arquivo consultado. A dissertação é uma fonte acadêmica que resume documentos judiciais; os próprios autos completos não foram conferidos independentemente nesta apuração. Também há divergência com uma reportagem de El Tiempo de 1º de setembro de 1994, que fala em condenação por 16 menores. O contraste precisa permanecer visível ao leitor, em vez de ser resolvido por uma frase categórica.

Por que quatro sentenças viraram uma pena

Segundo a análise do Código Penal equatoriano então vigente, a reclusão maior extraordinária chegava a 16 anos. A pesquisa explica que as regras de concurso de infrações e de unificação de sentenças levaram o juízo de Imbabura a fixar uma pena única de 16 anos, em lugar da simples soma aritmética das quatro decisões. Isso não reduziu o número de condenações identificado pela autora; definiu o tempo de prisão a cumprir sob aquela legislação. Ela registra ainda 382 dias de abatimento por conduta carcerária.

A notícia contemporânea de El Tiempo, de 5 de setembro de 1994, informa que López saiu do cárcere equatoriano em 29 de agosto, após aproximadamente 14 anos e cinco meses, e foi deportado para a Colômbia. Essas duas fontes permitem entender a libertação sem repetir a fórmula enganosa “cumpriu 14 anos por 300 mortes”. A cifra de 300 provém de relatos e confissões; a pena decorreu das sentenças efetivamente tratadas no Equador.

Um processo colombiano consumido pelo fogo

Na Colômbia, o caso ainda não tinha terminado. El Tiempo noticiou que havia uma ordem de captura expedida em 1984 por um juízo de instrução criminal. López passou por Ipiales e Pasto e foi levado a El Espinal, no departamento de Tolima, onde deveria responder a imputações locais.

Uma reportagem de 6 de setembro de 1994 descreve uma perda menos conhecida: o expediente usado na apuração de mortes de crianças em El Espinal havia sido destruído num incêndio, por volta de 1991, no prédio do Quinto Juízo de Instrução Criminal. O promotor tentava recompor provas sob prazo curto. A reportagem fala em onze crianças, mas apresenta esses fatos como acusações e diligências, não como onze novas condenações. A destruição dos autos ajuda a explicar por que uma suspeita pública podia ser extensa enquanto a comprovação judicial permanecia frágil. A reportagem menciona meninos entre os casos, outro lembrete de que as fórmulas que falam exclusivamente de “300 meninas” simplificam o quadro alegado.

Em 14 de setembro, o jornal informou que López havia sido transferido ao anexo psiquiátrico da Cárcel Modelo, em Bogotá, e que o promotor ainda definiria sua situação. Relatos posteriores situam sua libertação na Colômbia em 1998. Para entender essa fase seria preciso localizar as decisões colombianas de internação e soltura: as reportagens consultadas comprovam o que se noticiava, mas não entregam todo o percurso jurídico.

A fabricação de uma cifra definitiva

O número de 110 mortes “comprovadas” reaparece em textos de décadas posteriores. Até uma matéria recente da A&E o apresenta no título. Entretanto, a pesquisa dos arquivos equatorianos descreve quatro sentenças nomeadas e 16 processos, enquanto a reportagem colombiana contemporânea empregava a cifra de 16 menores. Há, portanto, uma divergência real entre publicações, não uma pequena diferença de arredondamento. Sem acesso a um conjunto de decisões que sustente 110 condenações, o Nocturna não repete essa afirmação como fato.

Também circulam histórias sobre a infância de López, diagnósticos psicológicos e explicações causais para seus crimes. Elas não substituem documentação das vítimas nem demonstram por que cada crime ocorreu. Um perfil do autor pode interessar à história das investigações, mas transformar adversidade infantil em causa necessária da violência seria uma inferência injustificada.

Onde termina o registro

As fontes consultadas não permitem estabelecer seu paradeiro atual, confirmar sua morte ou dizer se há hoje um mandado ativo. Um relato de 2023 diz que ele deixou de se apresentar às autoridades após 1998 e reúne versões contraditórias sobre o destino posterior; nenhuma delas é tratada aqui como solução.

O que está documentado com maior firmeza é a prisão em 1980, a existência de condenações equatorianas identificadas por uma pesquisa jurídica, a pena unificada, a soltura e deportação em 1994 e a apuração colombiana dificultada pela perda de autos. O total de vítimas permanece uma questão diferente, aberta e historicamente contaminada por confissões, manchetes e repetição. Começar pelos nomes de Amparo, Rosario, Vilma e Aidé, e pelas investigações que não chegaram a um fim demonstrável, devolve às vítimas e suas famílias o lugar que a lenda do “monstro” lhes tomou.

Ver no Google Maps · Local aproximado

Fontes

Explore mais

Estes links ajudam a investigar o contexto; eles não confirmam, por si só, as alegações da história.